Tratamento de varizes com Endolaser

O que é o tratamento com Endolaser?

O tratamento de varizes com Endolaser consiste em uma técnica minimamente invasiva e altamente eficaz, cada vez mais utilizada no Brasil e já estabelecida e preferida nos Estados Unidos e na Europa.

Ela consiste na introdução de um cateter na veia a ser tratada. O processo é todo guiado por imagens de ultrassom. Sem a necessidade de cortes, quando o cateter está posicionado é realizada a aplicação de ondas de calor que irão aquecer a veia, provocando o seu fechamento. Essa veia permanece ocluída e não funcionaste dentro do organismo.

Onde é realizado?

Pode ser feito em clínicas especializadas ou em hospital-dia.

Para quem é indicado esse método?

Esse é o método padrão-ouro para o tratamento da insuficiência das veias safenas, das perfurantes e veias acessórias. Também utilizado, mais recentemente, para tratamento das varizes nos pés.

Se você já recebeu a indicação de cirurgia para tratamento de varizes, você provavelmente é o melhor candidato para o Endolaser.

Quais são os seus benefícios?

Por ser um procedimento minimamente invasivo e não necessitar de incisões, a recuperação é rápida, dando-se em média entre dois a três dias para que o paciente possa voltar a sua rotina normal. Gera menos trauma operatório quando comparado aos demais procedimentos, menos dor e hematomas, sem cicatrizes, melhor progressão e menor incidência (e gravidade) de complicações.

Quais são as complicações possíveis?

Essa técnica raramente provoca complicações. Mas pode acontecer:

  • Tromboflebite, que pode ser dolorosa, mas é absorvida pelo corpo com o tempo;
  • Lesão reversível do nervo, que pode gerar alguma dormência na pele do local;
  • Queimaduras de pele (raríssimas, quando o procedimento é bem executado).