Tratamento de vasinhos com Escleroterapia líquida (“Aplicação”)

O que é a escleroterapia?

A escleroterapia é um método simples e popular de tratamento no qual o médico aplica diretamente nos vasinhos uma substância esclerosante. A aplicação dessa substância objetiva a “secagem dos vasinhos”, que irão ser absorvidos e eliminados pelo organismo.

O método pode ser realizado com variadas substâncias, em diversas concentrações. Soluções de glicose são as mais conhecidas, porém utilizamos outras soluções, que provocam a eliminação dos vasinhos por completo. Essa aplicação é usada como terapia única, com bons resultados, quando os vasinhos – ou veias reticulares – possuem até 2 mm de espessura.

Quais são as recomendações para quem faz esse tratamento?

O tratamento deve sempre ser realizado por um médico angiologista. Durante a consulta, o paciente deve informar ao médico sobre a existência de doenças crônicas, tais como diabetes ou hipertensão; se faz uso de medicação regular; se possui alergias; sobre a realização de algum procedimento cirúrgico prévio; se já realizou sessões de aplicação nos vasinhos, ou algum tratamento para varizes previamente e como foi a tolerância e o resultado final.

Qual é o tempo de recuperação da escleroterapia?

A recuperação do procedimento é rápida, o paciente pode retornar à sua rotina sem dificuldades nos dias subsequentes. O paciente pode apresentar no local do tratamento inchaço, pequenas bolhas e hematomas, que desaparecerão em alguns dias.

Quais são os cuidados após o procedimento?

Para a garantia do melhor resultado possível e evitar quaisquer complicações, é importante que o paciente tome alguns cuidados nas semanas seguintes após o tratamento. São eles: – Evitar permanecer de pé ou sentada por longos períodos; – Usar meias elásticas recomendadas pelo médico; – Não expor a região da aplicação ao sol. – Hidratar bastante a pele.

Qual é o melhor método para tratamento dos vasinhos?