Entenda quando o procedimento de Angioplastia é indicado

Data de publicação: 01/06/2018

Saiba a importância de fazer exames de rotina para prevenir a aterosclerose, o acúmulo de gordura nas artérias do corpo e consequentemente a realização do procedimento de angioplastia. O entupimento provoca enfarte e até AVC.

A angioplastia coronariana é um procedimento destinado a aliviar o estreitamento das artérias que irrigam o músculo cardíaco (coronárias), provocado pelo crescimento de depósitos gordurosos, as chamadas placas de aterosclerose. Segundo a angiologista e cirurgiã vascular Marina Fonseca, existem diversos fatores de risco predisponentes para o desenvolvimento de aterosclerose, entre os mais comuns estão o tabagismo, diabetes, pressão alta, dislipidemia (aumento das gorduras sanguíneas, colesterol e triglicérides), excesso de peso, sedentarismo, estresse e histórico familiar de doença coronária.

Para a desobstrução da artéria, a especialista explica que pode ser realizado uma angioplastia com balão, ou por um implante de prótese endovascular (para ser utilizada no interior dos vasos), conhecida como stent, ou seja, um pequeno tubo de metal usado para manter a artéria aberta. “O procedimento é realizado na sala de cateterismo cardíaco sob anestesia local e dura em média de 30 a 60 minutos, podendo estender-se de acordo com a situação apresentada”, completou.

Ainda de acordo com ela, em procedimentos não emergenciais (eletivos) os pacientes recebem alta no dia seguinte, com a recomendação de evitar exercícios vigorosos ou levantar pesos nas duas primeiras semanas da angioplastia.

Saiba quando o tratamento é indicado

O tratamento é recomendado para pacientes que possuem angina instável (dor ou desconforto no peito) e com isquemia em repouso. “A angioplastia só é realizada quando o controle clínico não apresenta bons resultados, com lesões que não podem ser controladas com medicamentos. Por isso, é importante que sejam feitos exames de rotina, pois aterosclerose só apresenta sintomas quando está bem avançada. O acúmulo de gordura pode ocorrer em qualquer artéria do corpo. O entupimento da coronária provoca enfarte e pode ocasionar um AVC”, alertou a médica.

Confira as dicas que ela separou para a prevenção desse problema:

  • Alimente-se bem;
  • Pratique exercícios físicos;
  • Pare de fumar;
  • Procure um médico regularmente;
  • Controle os fatores de ris